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JoyPad Games
28/02/2013

Desenvolvedora de State of Decay participa de um "Perguntas e Respostas" esclarecendo dúvidas




Obs1: Este é um FAQ feito para aquelas pessoas que ficaram com algumas dúvidas sobre assuntos específicos do guia Uma Questão de Caráter. É extremamente aconselhável que você leia o guia antes de dar uma olhada nas perguntas e respostas. Não leu ainda? Clique AQUI para ver a tradução feita pela nossa equipe.
Obs2: Se você sentir dúvida sobre determinado assunto e quiser falar diretamente com a desenvolvedora do jogo, fale com algum membro da Staff que nós o ajudaremos a criar um tópico no fórum oficial do jogo. A desenvolvedora é muito atenciosa e está sempre respondendo as perguntas que os membros fazem a ela.
Obs3: Vale ressaltar que este FAQ não foi feito por mim e sim pelos membros do fórum oficial e pela desenvolvedora do jogo Undead Sanya. Eu só fiz traduzir para ajudar a aquelas pessoas que sentem dificuldade com o inglês.

Boa leitura.

1. OS SOBREVIVENTES

Pergunta: 
O quão diferentes serão os personagens? Existe a possibilidade de encontrarmos dois personagens com as mesmas habilidades e skills? E quando você quiser zerar o jogo novamente, os sobreviventes serão os mesmos?
Resposta:
Os personagens principais (você começa com um personagem chamado Marcus Campbell, por exemplo, e rapidamente conhece Thomas Ritter junto com Maya, Ed, Alan, e outros) serão os mesmos toda vez que você começar o jogo. Eles também possuirão história.
Muitos dos sobreviventes são gerados com seus nomes, aparências, traits, skills, de forma diferente toda vez que você jogar o jogo.

Pergunta:
O jogo foi feito de tal forma que haverá a possibilidade de existir sobreviventes que pareçam iguais? Com o mesmo conjunto de skills e habilidades?
Resposta:
Tem um limite para a quantidade de arte que nós criamos. Você provavelmente não vai encontrar nunca dois sobreviventes iguais, porém se muitas pessoas morrerem, você pode começar a encontrar NPCs que se assemelham um pouco com aqueles vistos anteriormente (que morreram). Nesses casos, certamente as suas skills, habilidades e nomes serão diferentes. Contudo não é garantido que você nunca encontre alguém já visto. Desenvolvemos o jogo de tal forma que a aleatoriedade contasse a sua própria história...

Pergunta:
É possível ter personagens que são completamente inúteis? Ei, eu conheço algumas pessoas que são assim.
Resposta:
Eu não diria que alguém é inútil, mas certamente alguns personagens lhe fornecerão skills chaves e outros não. E alguns sobreviventes são mais úteis imediatamente, a curto prazo. Com tempo e esforço, qualquer um pode se tornar um bom atirador, competente em combate corpo a corpo, etc.

Pergunta:
Será possível ver as skills de todo mundo antes de recrutarmos essa personagem para o grupo? Você poderá falar com elas, ou ler a sua biografia? Ou você só será capaz de descobrir tudo isso depois dela se tornar parte de sua "família"?
Resposta:
Você terá informações bem limitadas sobre o personagens e terá que tomar as suas decisões com base nessas informações que você terá. Quando você fala com alguém, você será capaz de ver a sua personalidade e o seu Trait principal.

Pergunta:
Como você muda entre seus personagens? Quais são os limites sobre a mudança entre personagens? Existe um limite de distancia que você deve estar para mudar entre os personagens? O que acontece com aquele personagem que você deixou (para poder mudar)?
Resposta:
Você pode caminhar até um amigo e fazer a troca através da conversa, mas se você tem assistido nosso vídeos, você sabe que também terá um jornal que você usa para manter o controle de tudo que está acontecendo, incluindo o acompanhamento de todos os membros do seu grupo. Você também poderá encontrar seus amigos no jornal e mudar entre eles com um simples botão.
Porém, terá limitações. Por exemplo, você não poderá mudar de sobrevivente enquanto estiver no meio de uma missão, ou de um combate, e você não poderá mudar para um personagem que está desaparecido.

Pergunta:
Tem como pedir ajuda a um de seus sobreviventes? Tem como chamar um sobrevivente da sua escolhe para vir lhe ajudar a matar zumbis e depois mandá-lo de volta a base?
Resposta:
Você não pode chamar a sua base e pedir por uma pessoa específica. Você pode, contudo, escolher o personagem que quiser e correr para o local do problema. Não há como você mudar de sobrevivente enquanto estiver em combate, então a sua melhor chance é encontrar um local seguro para se esconder, mudar para o sobrevivente que você deseja, e levá-lo para o centro da ação!

Pergunta:
Vamos dizer que eu tenha um cozinheiro de 2 estrelas chamado Wendy na minha base. Enquanto estou fora buscando por alimentos, eu encontro um cozinheiro de 4 estrelas chamado Chris. Quais as opções que eu tenho para essa situação? Eu tenho que substituir um personagem por outro? Posso ter os dois? A comida será cozinhada mais rápido se eu tiver os dois sobreviventes?
Resposta:
O sobrevivente mais adequado para determinado trabalho será automaticamente designado para o local adequado quando ele entrar no seu grupo. Tendo dois de algo no seu grupo significa que você terá um sobrevivente de segurança, caso algo aconteça com o seu principal.

2. SKILLS E HABILIDADES

Pergunta:
Você se importa em nos dizer quantas skills tem atualmente no jogo?
Resposta:
Bem, se você contar o "Spike Handling" (Manuseio de Espinhos) serão 35. Nota: Pouco mais da metade dessas skills não são tão úteis.

Pergunta:
Nós sabemos que tem 4 skills básicas que todo mundo terá. Pela screenshot mostrada, podemos assumir que o número máximo de skills será 6? Da mesma forma, para os Traits, estou assumindo um número de 8 apesar de ser um número bem alto de Traits!
Resposta:
Os sobreviventes não poderão ter mais de 7 Skills e 6 Traits, e eles provavelmente terão menos que isso. A sétima skill seria a Weapon Specialization. Essa skill é especial, por isso recebe esse fundo azul. Então por que seis Traits e 8 espaços para exibi-los? Nós usaremos esse espaço para mostrar algumas informações de status temporários.

Pergunta:
Você pode me dar mais exemplos de Signature Abilities?
Resposta:
Cada sobrevivente terá 4 Signature Abilities, mas somente um de cada tipo (Ofensivo, Defensivo, Utilidade e Geral). Aqui vai alguns outros exemplos:
- Decapitação (Ofensiva): Segure [LB] e pressione [X] para lançar um ataque lento, focado que garanta decapitar o alvo.
- Fúria (Geral): Algumas vezes, colocando sua raiva para fora pode servir de terapia. Toda vez que você matar um inimigo, você ganha uma pequena quantidade de Stamina.
- Ladrão (Geral): Você é a noite. As portas para você nunca estão fechadas, e você não faz barulho quando procura por algo. Você também pode se mover mais rápido enquanto agachado, pressionando [LB]
Então você poderá ter tanto Fúria como Decapitação, pois são de categorias diferentes, mas não poderá ter Rage e Ladrão ao mesmo tempo, pois são da categoria Geral.

Pergunta:
A sua wits afeta outra coisa, ou só a velocidade de procura?
Resposta:
Tem também algumas habilidades que você ganha automaticamente com a sua Wits e algumas Signature Abilities. A habilidade Ladrão eu mencionei ali em cima, requer 7 estrelas em Wits.

Pergunta:
Skills como construção ou reparo de veículos podem ser ensinadas? Por exemplo, se eu constantemente usar um personagem para construir ao lado de um especialista em construção, ele poderá eventualmente aprender a skill?
Resposta:
Infelizmente não, mas isso seria bem legal!

Pergunta:
Uma pessoa com 7 estrelas em Leadership se torna automaticamente o líder do grupo? Os outros membros do grupo começarão a se referir a ele como líder? Ele poderá mandar em tudo no grupo?
Resposta:
Não haverá um líder nesses termos que você está utilizando em uma comunidade de sobrevivência, mas os sobreviventes podem temporariamente assumir um papel especial dentro da comunidade com base no que eles realizaram no dia anterior.

Pergunta:
Todos os Traits e Skills terão um texto mais detalhado explicando o que elas fazem no jogo?
Resposta:
Sim, porém não terá absolutamente tudo sobre ela. Tem muita mecânica trabalhando por trás das cenas, então ao invés de ficar tentando explicar todas as skills o tempo todo, tentamos garantir que as consequências das suas escolhas serão sensatas. Ajudaremos vocês mostrando detalhes da habilidade quando for necessário, não se preocupem. Então, alguém com uma personalidade potencialmente perturbadora não irá causar problemas constantemente, mas de forma aleatória. Nós ainda avisaremos a vocês sobre possíveis problemas que o seu grupo pode enfrentar em virtude das personalidades distintas.

Pergunta:
Existe apenas um time de ataque com uma arma, ou existem vários movimentos que você pode ganhar/ desbloquear (da mesma forma que nos combates desarmados)?
Resposta:
Aumento na skill com armas brancas irá desbloquear novos movimentos, sim. Aumento na skill Armas de fogo irá lhe fornecer um recuo menor, melhor precisão no headshot a distancia, recarga de arma mais rápida, e redução do desgaste de sua arma.

Pergunta:
Nós teremos sexting no jogo, ou era só uma piada que você fez?
(Sexting: refere-se a divulgação de conteúdos eróticos e sensuais através de celulares)
Resposta:
Na verdade, é uma habilidade real do jogo, mas não terá muito efeito, já que as torres de celular não funcionam.

3. MELHORAMENTO

Pergunta:
O quão difícil será aumentar as skills de um personagem? O quanto irá demorar para um personagem maximizar sua skill?
Resposta:
Isso vai depender do modo que você joga e se você irá conseguir realizar os feitos que lhe dão bônus de experiência. Uma boa dica para vocês. Esses bônus realmente lhe ajudarão. Mas lembrem-se, maximizar uma skill pode não ser tão bom. Procure sempre equilibrar seu personagem.

Pergunta:
Qual é o efeito de uma skill mais desenvolvida no jogo? Digo, se uma pessoa com lvl 1 da skill combate corpo a corpo usar a sua arma em um zumbi, irá levar múltiplos golpes até matar? Ao contrário se alguém com nível 5 nessa skill atacar o zumbi, irá levar menos golpes para matar? E se eu tivesse sobreviventes superpoderosos com 7 estrelas em tudo, eu mataria os zumbis com 1 golpe sempre?
Resposta:
Nosso objetivo era não deixar os seus status mais fortes que as suas skills. Então, sim, sua chance de matar um zumbi com um golpe são maiores se você tiver 5 estrelas em combate corpo a corpo, mas a suas principais vantagens serão as novas habilidades que você ganhará ao conseguir mais estrelas e ao fato de você ganhar 20 de vitalidade.

Pergunta:
O quanto a skill Leadership irá influenciar na quantidade de Confiança que eu ganho em uma missão comum?
Resposta:
O bônus é atualmente de 10% na primeira estrela e de 100% na sétima estrela. Os números e nomes exatos ainda estão sujeitos a mudança a medida que continuamos redefinindo o que cada skill faz. (para deixar o mais balanceado possível)

Pergunta:
Traços que eu não utilizo poderão perder estrelas? Se eu tenho 2 estrelas em combate corpo a corpo, mas nunca utilizar esse método para eliminar meus oponentes, me tornarei enferrujado e perderei 1 estrela por isso?
Resposta:
Não. Nós estávamos pensando em fazer isso com relação ao último nível (7ª estrela), porém decidimos deixar do jeito que estava para facilitar o jogo!

Pergunta:
Se alguém tiver o traço "Bum Knee" (dor no joelho), poderei utilizar algum tipo de medicamento ou treinamento fisioterápico para remover o efeito negativo?
Resposta:
Não.

Pergunta:
O level dos NPCs irão aumentar quando você utilizá-los, ou somente quando você estiver no controle direto do personagem? E quanto aos NPCs que não estão no seu grupo, eles estão somente por ai pegando coisas melhores e tentando sobreviver? Pode um sobrevivente aumentar de nível enquanto offline? Como exatamente os sobreviventes no grupo aumentam as suas skills se você não tem controle direto deles?
Resposta:
Sobreviventes somente aumentam suas skills quando você estiver controlando-os diretamente. Você não ganha experiência enquanto estiver offline. Os seus níveis de skill permanecem os mesmos enquanto eles estão correndo pelo mundo, pois como já disse, a skill só aumenta quando você toma controle direto do sobrevivente. Discutimos sobre a possibilidade dos sobreviventes ganharem uma pequena quantidade de experiência ao longo do tempo, especialmente porque eles não estão de bobeira na base. Estão cozinhando, defendendo, abastecendo a base, etc. Mas decidimos guardar os momentos de progressão para quando você estiver comandando o sobrevivente para deixar as coisas mais simples!

Pergunta:
Poderei maximizar todas as skills em um personagem?
Resposta:
Todas as skills que um personagem tem acesso poderão ser maximizadas com o tempo e foco. Porém isso irá levar mais tempo para aqueles personagens com uma menor habilidade natural. Tempo que você poderia gastar plantando minas, ou encontrando alimentos para sobreviver.

Lembre-se também, nem todo personagem terá acesso a tudo!

Pergunta:
Se headshots seguidos ajudam a melhorar a skill de armas de fogo mais rápido, como funcionará essa mecânica para a skill Wits?
Resposta:
Certas atividades fornecem um bônus na Wits. Por exemplo, escalar até um mirante, ou sobreviver a uma área infestada de zumbis lhe dará um bônus de experiencia para sua Wits.

Pergunta:
Haverá uma maneira de treinar suas skills na base? Como por exemplo utilizando bonecos de madeira (combate corpo a corpo)
Resposta:
Não exatamente. Se você construir um Dojo e colocar Treinamento de Combate, seu grupo ganha temporariamente bonus na sua skill de Fighting, porém entenda: Você ainda deverá sair e lutar contra zumbis de verdade para aumentar a sua skill. Parado, você não ganhará nada!

4. EQUIPAMENTOS

Pergunta:
O que você quer dizer com armas iniciais (Starting Weapons)? Quer dizer que começaremos o jogo com a arma que o personagem é melhor?
Resposta:
Arma inicial será qualquer coisa. Pode ou pode não estar relacionada com as suas skills. Tudo vai depender da chance!

Pergunta:
Todos os sobreviventes terão armas iniciais, ou você pode começar com nada?
Resposta:
Não começar com nada é certamente uma possibilidade. Nem todo mundo está igualmente preparado para o apocalipse.

Pergunta:
Se você estiver carregando uma mochila de mantimentos, você poderá dirigir um veículo? Ou poderá somente correr? Se ele pode entrar no veículo, o que acontece com a mochila que ele estava carregando?
Resposta:
As suas coisas ficam com você. A mochila, como você já deve ter percebido, não é mostrada quando você entra nele. Nós assumimos que o sobrevivente coloca-a do lado dele.

Pergunta:
O aumento na sua skill com armas de fogo reduz o desgaste e dano que as armas de fogo sofrem ao disparar?
Resposta:
Sim.

5. PERSONALIDADES

Pergunta:
Traits negativos podem ser melhorados? Como exemplo, uma pessoa com o Trait Coward (Covarde) poderia se tornar Battle Hardened (Duro na Batalha) com treinamento suficiente? Tem como eu me livrar desses Traits negativos? Um Selfish Asshole (Idiot4 Egoísta) poderá melhor seu temperamento com a convivência com outras pessoas?
Resposta:
De modo geral, as pessoas não mudam quem elas são. Tem algumas poucas situações que as personalidades podem mudar, mas você não deve assumir que você vai conseguir eliminar todos os pontos negativos de todos os seus personagens. Todas as pessoas tem seus pontos fracos. Nossos motivos por deixar esses Traits negativos no jogo são, acima de tudo,  deixar o gameplay mais divertido, mas também tem relação com o realismo que procuramos para o jogo. Eu não sei com quantos Selfish Assholes você teve que lidar na vida real, mas eu tenho certeza que iria ser necessário muito mais que um apocalipse zumbi para mudar aqueles que eu conheço.

Pergunta:
Um personagem com Traits negativos, precisa estar na base/ perto para afetar os outros membros da comunidade?
Resposta:
Essa seria uma idéia interessante, mas infelizmente não. Um personagem com Traits negativos pode bagunçar seu grupo em qualquer lugar do mapa.

Pergunta:
Ferimentos ou moral baixa podem afetar permanentemente a personalidade ou os Traits do sobrevivente? Se um sobrevivente tem uma boa Leadership e é amigável, e então o seu amigo morre, a sua personalidade e humor cair de acordo com o nível de seriedade do ato? Se o sobrevivente está enfrentando várias mortes em seu grupo, isso vai ter um efeito permanente em seu estado mental?
Resposta:
Tem um pouco disso que você falou, mas é bastante raro. Mudanças de atitude são muito mais comuns e frequentes que mudanças permanentes na personalidade.
A moral é sempre uma preocupação. Problemas de moral podem levar a motim, saída de sobreviventes do grupo, ou até mesmo ao suicídio.
A morte certamente afeta a moral, mas se você conseguir animar as pessoas, elas vão aos poucos esquecendo o fato. Elas ficarão deprimidas durante um tempo, mas é o seu trabalho tentar animá-las.

Pergunta:
Existirá no jogo relações mais fortes que a amizade? Não estou falando de sexo. Mas eu quero saber se poderá existir em um grupo um casais apaixonados, por exemplo.
Resposta:
Não, desculpe. No entanto, a amizade será algo extremamente significavo no jogo.

Pergunta:
Você fala em alguns exemplos que existem pessoas com resistência ao Medo. Isso quer dizer que elas irão sair feito loucas sem temer a nada?
Resposta:
Isso quer dizer que a sua atitude tende a não mudar para uma atitude medrosa. O que quer dizer que essas pessoas dificilmente serão as responsáveis por eventos como desperdiçar um monte de munição, ou sair correndo de volta para a base com medo.

6. EXPULSANDO MEMBROS DO GRUPO

Pergunta:
Como você fala para um sobrevivente que ele/ ela não é mais bem vindo no seu grupo? O que acontece exatamente após essa escolha? O sobrevivente sai andando do acampamento, ou ele simplesmente desaparece completamente?
Resposta:
Antes de mais o sobrevivente vai te dizer que ele não vai sair. É aconselhável que você utilize alguém com uma boa Leadership se você quiser que ele o leve a serio.
Se ele decidir sair, ele pode carregar alguns suprimentos que você tem na base, dependendo da personalidade. Após isso ele vai procurar abrigo. Possivelmente em outra comunidade, ou então nas casas abandonadas  das cidades. Se ele decidir ficar sozinho, você pode escutá-lo gritar por ajuda algum dia, quem sabe...

Pergunta:
Se eu expulsar alguém do meu clã, poderei adicioná-lo novamente depois?
Resposta:
Sim, se eles sobreviverem, eles estarão dispostos a voltar. Porém você vai precisar ganhar a confiança dele para que a opção de convite volte a aparecer.

Pergunta:
Uma família vai ficar brava se eu expulsar algum membro da família? Por exemplo, se eu expulsar o Autocrata porque ele é um idiot4, sofrerei resistência por parte dos outros integrantes da família?
Resposta:
Resistência? Não exatamente. Você vai precisar prestar atenção nos sentimentos de todo mundo. Alguns dos seus outros membros podem pensar para si: “Ei, se ele acabou de expulsar aquele cara do grupo, eu poderei ser o próximo.” Da mesma forma que terão aqueles membros que se sentirão aliviados com a expulsão dessa pessoa da sua comunidade.


Via: forum.stateofdecay.com.br

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