
A medida que a PAX ia chegando ao final, eu me vi andando perto do stand da Microsoft e percebi que finalmente havia espaço para eu testar o tão esperado jogo que irá sair para a Xbox, State of Decay. Eu queria muito testar este jogo no evento, porém nos dias anteriores eu tinha tanta coisa para fazer e sempre que passava por perto do stand da microsoft desanimava ao ver o tamanho das filas.
Estou muito feliz que eu finalmente pude entender o que esse título da Undead Labs trata.
Esqueça todos os jogos de apocalipse zumbi que você já viu. State of Decay é um persistente mundo aberto, onde suas escolhas realmente importam e encontrar maneiras criativas para erradicar a ameaça zumbi é o principal aspecto da experiência do jogo.
State of Decay (Xbox Live Arcade, PC)
Desenvolvedora: Undead Labs
Editora: Microsoft Studios
Lançamento: Junho 2013
Pelo que eu tenho lido sobre State of Decay na internet, muitas comparações foram feitas, em termos de gameplay, com o jogo Day Z (o mod super aclamado feito para a jogo Arma II). O jogo pode ter aspectos de simulação, gameplay, que podem lembrar o Day Z, mas as semelhanças terminam por ai. Além do mais, o Class 3 (ou State of Decay) passou por uma mudança de nomes que converteram o jogo completamente em um Single-player.
A história de State of Decay começa quando o seu personagem retorna de uma viagem de pesca. É aí que ele percebe que o mundo que ele conhecia não existe mais, e que agora tem mortos-vivos famintos querendo comer todo mundo. Assim que seu personagem encontrar e se relacionar com outros sobreviventes, você será capaz de alternar entre o seu personagem principal e o seu sobrevivente amigo. Com o tempo, você irá encontrar novos sobreviventes e com isso começará a construir uma comunidade com muitas diferenças, mas com um objetivo em comum: acabar com o apocalipse zumbi.
A morte em State of Decay é permanente. Quando um sobrevivente morre, não há um botão para revive-lo. Este elemento de sobrevivência afeta tudo no jogo. Quase tudo no jogo é finito. Com isso em mente, você deve entender que se você não encontrar sobreviventes suficientes e não construir uma comunidade forte capaz de estocar munição, se proteger dos ataques zumbis e produzir comida suficiente, você acabará morrendo. (Ou então os sobreviventes começarão a abandonar a comunidade aos poucos)
O mundo em State of Decay é persistente. Você pode deixar o jogo e os seus sobreviventes somente para voltar depois e aprender que a sua necessidade de comida e munição aumentou drasticamente, forçando-o a realizar uma Quest secundária (Side Quest) de emergência.
O jogo terá uma história de aproximadamente 15 horas de gameplay contando somente com as main quest (quests principais). Não é possível calcular a quantidade de horas que você levará para finalizar o jogo, pois isso vai depender muito da sua sorte e das suas habilidades em sobreviver no ambiente.
Os sobreviventes tem habilidades diferentes, bem como atributos diferentes que afetam a amizade com você e com as outras pessoas. Um exemplo disso foi explicado para mim na forma de um personagem que tem o Trait de Selfish (Traço Egoísta). Porém ele é o seu melhor atirador, então você meio que precisa dele no seu time...
No preview que ocorreu na PAX deste ano, eu tomei o controle de uma sobrevivente chamada Maya. O jogo ainda não estava completo, então os gráficos não estavam muito polidos, mas eu consegui captar o que o jogo quer nos passar (experiência fantástica). Eu decidi que eu queria arranjar alguma confusão, então eu entrei em um carro de polícia e dirigi com os meus amigos sobreviventes por esse mundo selvagem.
A primeira coisa que eu aprendi sobre matar zumbis em veículos é que uma porta pode-lhe ser bastante útil se você quiser abater uns zumbis a mais, levando em conta que você não pode estar dirigindo tão devagar, pois eles podem pular em cima de você enquanto você estiver dirigindo.
Depois de dirigir e matar alguns zumbis, o carro de polícia da Maya estava quase, para não dizer totalmente destruído, então eu decidi abandoná-lo perto de alguns arbustos. Fiquei andando pelo mato e não demorou muito para aparecer vários zumbis, ansiosos para comerem a minha carne. Usando a arma branca do meu personagem, um machado, eu sai cortando todos os zumbis que encontrava pela frente antes que aparecessem mais para me matar.
Então, eu decidi voltar para a estrada principal e procurar por um carro. Maya conseguiu achar o carro, porém do lado do carro havia um monte de zumbis... Consegui entrar no carro, porém a quantidade de zumbis em cima do carro não parava de aumentar, então eu guiei a minha personagem para um local onde havia alguns molotovs que me foram muito úteis na hora de matar esses malditos zumbis.
Durante a minha briga com a horda de zumbis, eu vi um zumbi enorme e brutal. Me foi dito pelos representantes do jogo que estavam na PAX que ele era um zumbi bem especial e que era melhor eu sair correndo dali. Porém, não demorou muito para esse zumbi gigante avançar em direção da Maya matando o que parecia ser outros zumbis (A criatura estava louca). Pensei que ele iria me deixar em paz e se contentar em matar os zumbis, mas na verdade o que ele realmente queria era o nosso sangue.
Assistir a esse zumbi gigante esmurrar um dos meus sobreviventes foi bastante brutal, mesmo quando ele glitchou um pouco e ficou congelado em posição fetal do lado de um poste, até que o zumbi brutal voltou a agarrá-lo e o jogou para cima novamente como se fosse um brinquedo.
Eu estava tão fascinado com o sofrimento dos meus sobreviventes que não notei que havia uma horda de zumbis atrás de mim. Assistir os zumbis comendo a Maya foi fascinante também... logo depois que ela morreu, a PAX terminou mais um dia e consequentemente o meu tempo com o State of Decay também chegava no fim.
Tudo que eu vi e ouvi sobre State of Decay é verdade. Eu tenho certeza que o título será bastante promissor. O jogo ainda está longe de ficar pronto e mostrou muitas falhas nas bordas dos gráficos e alguns pequenos glitches que eles devem corrigir depois, porém o principal aspecto do jogo pode-se dizer que está terminado. O jogo irá lhe proporcionar inúmeras horas de diversão, isso eu lhe asseguro.
Com a ajuda de um desenvolvedor que tem um conhecimento grande da estrutura de um MMO, ele me disse que State of Decay está procurando oferecer uma experiência completamente nova para os usuários. O jogo será lançado primeiro na Xbox Live Arcade e depois no PC. A experiência do MMO irá demorar um pouco mais, porém ele prometeu que haverá sim um Multiplayer com a engine toda baseada no jogo.
Essas foram as minhas primeiras impressões sobre o State of Decay. Espero que vocês tenham gostado e vejo vocês depois. Um abraço, fui!







0 comentários:
Postar um comentário